Prezadas famílias, 

No dia 11/03/2020, a Organização Mundial de Saúde confirmou e classificou a doença por novo coronavírus (Covid-19) como uma pandemia. O termo pandemia refere se a um aumento do número de casos de uma doença infecciosa em uma ampla área geográfica.  

A Clínica Superkids de Pediatria, Neurologia infantil e Pneumologia infantil, está acompanhando os boletins epidemiológicos emitidos pelo Ministério da Saúde e ressalta a importância dos cuidados de prevenção da doença.  

Na Clínica, a equipe interna está reforçando a ventilação do local, higienização e disponibilização de álcool gel para uso de pais, pacientes e acompanhantes. Iremos retirar temporariamente a brinquedoteca, não ofereceremos café e capuccino e faremos uma contingência de pacientes que apresentarem sintomas relacionados ao COVID 19. Os pacientes que estiverem com sintomas agudos ou relacionados serão atendidos no final da agenda e posteriormente faremos a desinfecção reforçada do ambiente. Estas medidas visam seguir a recomendação para controle de transmissão e não exposição de pacientes que não apresentam sintomas respiratórios, ou seja, os pacientes de rotina não terão contato direto com os pacientes com sintomas respiratórios. Além disso, limitaremos a quantidade de acompanhantes na recepção e reforçaremos, na medida do possível, que os pacientes cheguem no horário estipulado para a consulta. 

Aproveitamos para relembrar que a modalidade de consulta por TELEMEDICINA foi liberada durante a Pandemia. Pode ser agendada via telefone.


Sobre o COVID-19: 

Como é a transmissão? De três formas: por vias respiratórias, como pelo ar e por gotículas provenientes de espirros e da fala de indivíduos infectados; por contato físico, como beijos e abraços; por meio do contato de superfícies contaminadas, como segurar em corrimão.  

Sintomas: Tosse seca, febre e cansaço são os principais sintomas, mas alguns pacientes também podem sentir dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta ou diarreia. Nos casos mais graves, que geralmente ocorrem em pessoas que já tenham outras doenças associadas, há síndrome respiratória aguda. Até o momento, os casos nas crianças têm sido mais leves e brandos sem maiores complicações clínicas. No entanto, as informações estão sendo atualizadas diariamente. Por enquanto, os idosos têm sido mais acometidos e com uma evolução com maiores complicações e maior mortalidade. 

Como prevenir: Higienizar as mãos e superfícies, como móveis e áreas comuns, no ambiente físico. É preciso também: - Lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel; NUNCA apenas com água; - Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos; - Mesmo com as mãos limpas, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; - Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.  

O uso de máscaras é recomendado para quem estiver em contato com alguém com sintoma gripal ou que estejam sintomáticos. Vale lembrar que as máscaras descartáveis devem ser trocadas a cada duas horas.  

O Ministério da Saúde alerta também para que não seja feito o compartilhamento de itens pessoais, como talheres e toalhas. Também é recomendável manter-se a uma distância mínima de um metro de pessoas que estejam espirrando ou tossindo.  

Juntos, podemos vencer o COVID 19.

Basta cada um fazer a sua parte e abusar da “etiqueta respiratória”. 

Contem com a gente.