Seu bebê é chiador?

O quadro de sibilância recorrente, mais comumente chamado de bebê chiador ou lactente sibilante, é uma das patologias mais frequentes nas crianças abaixo de 2 anos. Acredita-se que quase 80% das crianças terão algum episódio de crise de sibilância até os 2 anos de vida.

O quadro de bebê chiador se define quando há mais de 2 crises de sibilância ( crise de chiado) num período de 6 meses em crianças menores de 2 anos de idade.

Geralmente, as crises se apresentam associadas às infecções virais respiratórias más podem estar associadas aos quadros de alergia respiratória, alergia alimentar (principalmente Alergia à Proteína do Leite de Vaca), Doença do Refluxo Gastroesofágico ( causa ou consequência), imunodeficiências e outras doenças menos frequentes.

As crises levam os pacientes aos consultórios pediátricos e pronto atendimentos devido à tríade de sintomas: 1)Tosse > seca inicialmente e produtiva posteriormente; 2)Chiado no peito (barulho de “miado de gato” ou chiado no final da expiração); 3)Falta de ar ou desconforto para respirar(respiração pesada, rápida e difícil).

Na maioria das vezes, é necessário o uso de broncodilatadores inalatórios nas crises leves e usos de corticoides sistêmicos associados nas crises moderadas e graves (via oral ou injetável).

De qualquer forma, temos tratamentos preventivos seguros e atuais utilizados no sentido de evitar possíveis crises agudas de sibilância. Com isso, diminui-se as visitas inesperadas ao pronto atendimento, usa-se menos medicações de crise, evita-se complicações por crises e melhora-se a qualidade de vida dos pequenos.

Procure seu pediatra ou um especialista para saber mais sobre o assunto. Ele deverá trazer o seu filho para o time dos bebês não chiadores.



Este material tem caráter informativo. Não deve ser usado como guia de tratamento. Procure seu médico regularmente.